O cão fugiu


Não queira enganar a vida com biscoitos.

O cão soltou-se da trela e brincalhão como é desata a correr, o dono chama, o cão pára de orelhas levantadas, focinho espetado e fixa o dono. O dono tenta aproximar-se e ele dá meia volta num salto e desata a correr... o dono corre atrás dele, quanto mais corre mais o cão foge.

Pára novamente e mais uma vez 20 metros adiante o cão pára e cheira as ervas... o dono aproxima-se devagar, o cão não reage... é agora que consegue, pensa ele.

Está a 1 metro do cão, aproxima-se devagar na tentativa de que o cão não fuja... mais um passo, o cão de um salto desata a correr novamente e mais uma vez é uma correria atrás do animal... Não sabe mais o que fazer.

Desesperado volta a casa, pega num biscoito pois tem que enganar o animal.

Aproxima-se de novo, mostra o biscoito e o cão fica parado. Desconfia, mas não consegue resistir ao engodo do biscoito. Conseguiu enganar o animal.

Da próxima vez que o cão fugir, vai acontecer igual... tudo igual.
O Dono pensa que apanha desta forma o cão, que o consegue enganar.
Na realidade o cão é que ensina o dono. O cão aprendeu que se fugir terá uma guloseima grátis. Então, da próxima vez fugirá ainda mais... até ver o biscoito na ponta dos dedos do seu dono.

Há pessoas que pensam que a vida funciona comportamentalmente como o seu cão. A vida foge-lhes, nas oportunidades e em melhorias por desatenção do próprio.

Então, desata a correr atrás da vida, corre, corre, corre, pára cansado, esgotado, corre de novo... desmotiva, pois pensa que já não apanhará a vida... corre de novo e volta a correr, pois todos lhe dizem que conseguirá. Se correr muito consegue!

Mais adiante, volta atrás e tenta enganar a vida com os biscoitos sou bonzinho, ajudo pessoas, sou amoroso, sou carinhoso...

Mas a vida não se compadece com estes Egos, com estas Falsidades... A vida sabe que não é assim, mas entretanto a vida "pára", deixa-se apanhar por momentos, e mais uma vez é o homem que pensa que está a enganar a vida... pois não percebe que a vida é que o está a ensinar - dando-lhe mais uma oportunidade de mudança!

Quando pensar que tem uma VIDA DE CÃO, Lembre-se: Pode aprender muito, com o cão da sua vida!

Joaquim Coelho,
Namasté,

Sem comentários:

Ocorreu um erro neste dispositivo