Lições sobre a importância das pessoas

Primeira lição

Durante o meu segundo mês na escola de enfermagem, o nosso professor deu-nos um questionário.
Eu era um bom aluno e respondi rápidamente a todas as questões até chegar á última que era: "Qual o primeiro nome da mulher que faz a limpeza da escola?"

Sinceramente, isso parecia uma piada. Eu já tinha visto a tal mulher várias vezes. Ela era alta, cabelo escuro, lá pelos seus 50 anos, mas como ia eu saber o primeiro nome dela?

Entreguei o meu teste deixando essa questão em branco e um pouco antes da aula terminar, um aluno perguntou se a última pergunta do teste ia contar para nota.
"Absolutamente", respondeu o professor.
"Na sua carreira, você encontrará muitas pessoas. Todas têm o seu grau de importância. Elas merecem a sua atenção mesmo que seja com um simples sorriso ou um simples 'olá".

Eu nunca mais esqueci essa lição e também acabei por aprender que o primeiro nome dela era Manuela.

Segunda Lição

Numa noite, estava uma senhora negra, na berma de uma highway no estado americano do Alabama a enfrentar um tremendo temporal.

O carro dela tinha avariado e precisava desesperadamente de uma boleia.
Completamente molhada, começou a acenar aos carros que passavam.

Um jovem branco, parecendo que não tinha conhecimento dos acontecimentos e conflitos dos anos 60, parou para a ajudar. O rapaz deixou-a num lugar seguro, procurou ajuda mecânica e chamou um táxi para ela.
Ela parecia estar realmente com muita pressa mas conseguiu tomar nota do endereço dele e agradecer-lhe.

Sete dias se passaram quando bateram a porta da casa do rapaz.

Para surpresa dele, uma enorme TV colorida com acessórios e tudo estava a ser entregue na casa dele com um bilhete junto que dizia:

"Muito obrigada por me ter ajudado na highway naquela noite. A chuva não só tinha encharcado minhas roupas como também o meu espírito.

Então, você apareceu. Por sua causa eu consegui chegar ao leito de morte do meu marido antes que ele falecesse.
Deus o abençoe por me ter ajudado e de forma a ajudar os outros.

Sinceramente, Mrs. Nat King Cole".

Terceira lição

Numa época em que um gelado custava muito menos do que hoje, um menino de 10 anos entrou na gelataria e sentou-se a uma mesa.

Uma funcionária colocou um copo com água na frente dele.

"Quanto custa um sundae?" perguntou ele.

"50 centavos" - respondeu a empregada.

O menino tirou as moedas do bolso e começou a contá-las.

"Bem, quanto custa um gelado simples?" perguntou ele.

Por esta altura, mais pessoas estavam á espera de uma mesa e a empregada começava a perder a paciência.

"35 centavos" - respondeu ela, de maneira brusca.

O menino, mais uma vez, contou as moedas e disse:
"eu vou querer, então, o gelado simples".

A empregada trouxe o gelado simples e a conta que colocou na mesa e saiu.

O menino acabou de comer o gelado, pagou a conta na caixa e saiu.

Quando a empregada voltou começou a chorar, pois ali, ao lado do prato, haviam duas moedas de 5 centavos e cinco moedas de 1 centavo.

Ou seja: o menino não pôde pedir o "sundae" porque ele queria que sobrasse a gorjeta da empregada.

(anónimo)

1 comentário:

Anónimo disse...

As vezes,na vida, deixamos de apreciar alguém que pode nos dar uma bela lição de amor por pura impaciência.

Ocorreu um erro neste dispositivo